O relacionamento conjugal é o centro do qual formam-se as demais relações no contexto familiar.
Problemas conjugais tais como: falta de confiança, falta de comunicação, brigas constantes, agressão verbal e física estão entre os principais agentes de estresse, depressão e ansiedade.
O objetivo da terapia de casal é a partir do conhecimento dos desejos, dos sonhos e das necessidades individuais e do casal desenvolver comportamentos que conduzam a um melhor relacionamento interpessoal. Para tanto se faz muito importante resgatar a história individual e familiar dos cônjuges juntamente com a história do relacionamento conjugal, assim, poderão ser alinhados objetivos comuns para ambos, que irão se enquadrar de forma mais satisfatória no relacionamento.
A terapia de casal funciona com sessões em conjunto e também individuais
As sessões individuais são necessárias para o entendimento das questões mais pessoais nas quais uma das partes se sente constrangida em tratar ou cuidar dessa especificidade juntamente com o outro.
Nas sessões em conjunto o casal torna-se um terceiro paciente diferente da simples soma de um e de outro, nesta junção algumas coisas desaparecem e outras aparecem, por exemplo, uma das partes se tratando do individual pode não ter insegurança, porém, quando se une em casal pode ter insegurança e se tornar ciumenta.
Temas comuns a ser tratados na Terapia de casal:
Comunicação: é comum as pessoas acharem que conhece muito bem o outro e por isso entenderem que esse outro sabe muito bem o que estamos sentindo, mas, nem sempre isso é verdade e termina por prejudicar bastante o relacionamento
Alinhamento de expectativas: O que eu me proponho a ser como parceira (o) e o que eu posso esperar do outro (a) nessa parceria. Entendendo que no relacionamento se unem duas pessoas que vem de culturas, educação, modos de pensar, agir e falar diferentes um do outro e precisam se encaixar da melhor maneira possível. Imagine que no relacionamento com nossos pais e irmãos algumas vezes já precisamos lidar com alguns conflitos imagine com nosso parceiro, por isso é necessário trabalhar o alinhamento de expectativas para que eu não espere mais ou coisas diferentes do que este outro pode me dar